segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Civilização como sinônimo de destruição

Há tempos defendo que o conceito moderno de desenvolvimento sustentável é uma farsa. E o faço baseado no preceito basilar de que “onde há civilização há destruição”. Na história, não consigo ver nenhum lugar no qual o ser humano chegou que não tenha havido algum tipo, digamos, de desastre. O máximo que se tem com o novo conceito é a tal “mitigação”. Mas, o que é isso? Simples, mitigar um problema é conseguir o máximo de produção com a menor destruição possível. Pouco creio, entretanto, que haja produção “com menor destruição”. O que temos é um binômio que anda junto ao longo da história da humanidade: civilização e destruição. Busque no seu HD da memória e nos livros e veja se a minha tese faz sentido!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.