quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O jornalismo nega a comunicação

Ninguém pense que o fato de, por meio da Portaria 234, de 15 de dezembro de 2016, a área de Comunicação e Informação ter ganho autonomia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), significa “vida fácil” para os pesquisadores. Significa, apenas, uma fresta aberta no bolo dos recursos públicos. Conhecimento é uma coisa. E nisto nós, da Comunicação, avançamos muito. Acontece que nunca fomos reconhecidos como campo do conhecimento. Os recursos foram sempre minguados. Ser reconhecida como área do conhecimento é o primeiro passo para bolsas de produtividade, projetos, recursos. Temos chances de nos firmarmos como área do conhecimento. Precisamos, no entanto, deixarmos de querer ser “mais real que o rei” como pregam, dentro da área, os defensores do jornalismo. Há anos o jornalismo nega a comunicação. Espera-se que reconheçam o erro e retornem. Com a bandeira branca em punho. Antes que seja tarde!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.