segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O jornalismo "lixo de hoje"

No dia 5 de fevereiro de 2014, exatamente neste local, publiquei o texto “As Mídias Digitais e o jornalismo resto de ontem”. Nele, critico veementemente a prática de requentar noticias: “[...]há uma prática asquerosa de divulgação de informações que jamais pode ser confundida com jornalismo. Não se trata, nem mesmo, de "jornalismo marrom". É uma prática mesquinha e nojenta, que tem por objetivo destruir reputações ou destilar ódio contra alguma autoridade constituída que, talvez, no máximo, possa ser ironicamente chamada de "jornalismo resto de ontem". A expressão se justifica porque alguns crápulas e canalhas, são tão covardes que se escondem por trás de avatares, requentam constantemente fotos e fatos como se fossem novidades diárias[...]”. Por oposição, há os que transformam o jornalismo em lixo. Hoje, um dos jornais da cidade, por conta da vitória da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, por 4 x 0, diante da Rússia, no Paneirão (Arena da Amazônia), tascaram uma manchete, vil, torpe, infame... “Meninas dão de quatro”. Para tentar esconder a maldade, o machismo e a falta de caráter, fizeram um chapéu (aquela frase antes da manchete) que dizia “Show: Arena da Amazônia foi palco de gols e muito futebol”.  Lixo, puro lixo. E de hoje!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.