sábado, 10 de dezembro de 2016

Só aprende quem quer

Afirmo sem nenhum receio de errar: nem o melhor educador do mundo é capaz de mudar o processo de aprendizagem se o estudante não quiser estudar. Eis um dos componentes mais importantes no processo: a motivação. E precisa ser de ambas as partes na sala de aula: estudante e professora ou professor. Equilibrar motivações, portanto, talvez seja o maior desafio que temos de enfrentar no dia-a-dia da Educação. E serve para quaisquer dos níveis. Sem motivação não há aprendizagem, não há trocas. E sem trocas, isolam-se as experiências. Tornamo-nos reféns das nossas próprias crenças. Crenças isoladas produzem mentes prisioneiras. O pior dos mundos para a o processo de aprendizagem. O desafio não só dos professores e professoras, mas, da sociedade, é motivar todos os envolvidos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.