Entre nós, professores e professoras, parece
haver uma moeda cujos lados funcionam da seguinte forma: todo o fracasso
educacional deve ser resultado de algum fator externo e todo o sucesso sempre
foi conquista nossa (dos professores e professoras). Esquecem que também somos
falíveis e que o processo de aquisição de conhecimentos é muito mais complexo
de o quê se nos parece ser. Quem assim pensa, entende o processo como mera
transmissão de conhecimentos. Parte do pressuposto de que os estudantes não
sabem nada e nós sabemos tudo. Do ponto de vista do “conteúdo das disciplinas”,
talvez o pressuposto seja verdadeiro. Como o mundo não funciona somente de
acordo com o que pensam professores e professoras, há possibilidades de sucessos
e fracassos permanentemente. A postura de que “só os outros erram” é
autoritária. Baseada no professor (e na professora) como centro do processo de
aprendizagem. Ou mudamos esta visão ou as possibilidades de fracasso serão
sempre maiores.
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.