quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A autoridade baseada no título

Nas palestras e manifestações públicas que faço, afirmo, sem medo de errar, que o modelo da Pós-graduação brasileira é baseado na “autoridade do doutor”. E toda a estrutura chamada meritocrática funciona fincada nessa lógica da autoridade de quem decide a área de concentração e a linha de pesquisa a ser estudada. O que vejo de problema nesta lógica: as avaliações e as pesquisas são feitas levando-se em conta uma espécie de menu, ou seja, tudo e pré-estabelecido. E quando tudo é pré-estabelecido, existe pouca possibilidade de inovação: pesquisa-se para se chegar a um resultado pré-estabelecido. Defendo que a lógica deve mudar. As avaliações e os projetos de pesquisa devem ser baseados nas propostas, nas boas ideias e não nos currículos de quem os submete. Só assim seremos capazes de oxigenar a pesquisa no Brasil.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.