Há momentos que chego a me perguntar o que
não se deve aprender com os publicitários. Preconceitos linguísticos à parte,
algumas peças são, digamos, no mínimo, provocadoras. Vi, há pouco, em um
supermercado da pacata Sena Madureira, minha cidade Natal, uma placa de
supermercado que dizia: “Preço barato pra você”. Lá se vem aquela dúvida de
quem cursou Letras, Língua Portuguesa. O que é barato ou caro não é o produto?
Preços, aos que parece, são altos ou baixos. Podem, também, ser justos,
injustos, honestos, desonestos. Só não podem ser, pelo menos do ponto de vista
da Lógica, caros ou baratos. Adjetivos modificam substantivos. Sintaticamente,
tudo normal. Semanticamente, no entanto, injustificável. Vale a reflexão
provocadora, também!
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.