quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Educar pelo exemplo não é simples

Um dos maiores ensinamentos do meu velho pai, que guardo até hoje, foi o de que se deve “educar pelo exemplo”. Porém, ensinou-me, também: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. São ensinamentos baseados em ditos populares que revelam, no entanto, que “educar pelo exemplo” é sempre mais fácil no discurso. Na prática, tentamos ser exemplo, porém, no máximo, conseguimos ser a demonstração do segundo dito popular. Porque nem sempre é fácil ser exemplo de acordo com nossos discursos. Preferível é basear nossos discursos na falibilidade humana. Todos nós, inclusive professores e professoras, somos humanos. Erramos. E é no erro que podemos evoluir como humanos. Só assim, os estudantes entenderão que não lidam com seres perfeitos.

Antigamente #foratemer, hojemente #temergolpista!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.