sábado, 14 de janeiro de 2017

Sala-de-aula: a Fadas das Virtudes na Educação

Por mais que se mude os termos, por exemplo, grade curricular passou a ser tratada como estrutura curricular, nada mudará na Educação Superior brasileira enquanto aceitarmos as prisões que nos são impostas pelas disciplinas. Mudam-se nomes, mas, somos prisioneiros das nossas práticas diárias. Justamente na sala-de-aula, nossa prisão física. E é impressionante como isso interfere no processo de aprendizagem. Inclusive do ponto de vista administrativo: se você não passar mais de 75% do tempo previsto para uma disciplina, em sala-de-aula, a disciplina não foi ministrada. Na nossa amente aprisionada, o saber restringe-se às quatro paredes daquele sagrado lugar. A sala-de-aula é uma espécie de Fada das Virtudes: local do monopólio do saber. Santo e sagrado espaço no qual o Rei ou a Rainha demonstram que os demais seres humanos normais são meros súditos. É nesta sagrada estrutura, nascidas nas nossas íntimas Sagradas Escrituras didáticas, quem ninguém quer mexer.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.