segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Precisamos aprender com as crianças

Durante os dias que passei em férias, em Sena Madureira, minha cidade Natal, fiquei a maior parte o tempo com meu sobrinho Paulo José, de dois anos. Um fenômeno de inteligência em algumas atitudes, porém, com as dificuldades de entender os adultos que todas as crianças possuem. Vejamos o exemplo mais simples: nós, os adultos, cobrávamos que ele nos tratasse por “senhor”. Quase impossível: como nós o tratávamos por “tu”. Ele devolvia o tratamento. Bastava que se dissesse “Senhor (uma pausa), Paulo José”, para ele começar a usar o tal “senhor” que tanto cobrávamos. Estar atento, observar mais, ter disposição para aprender. Eis algumas das coisas que devemos fazer se quisermos aprender com as crianças. Estamos dispostos? Eu estou!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.