terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Admiração gera motivação

Nós, os educadores, precisamos encontrar um ponto de equilíbrio na relação com os estudantes. A proximidade não pode ser tamanha que os transforme em amigos de casa e de bares. Assim como não pode ser tamanha que seja capaz de gerar antipatia. No processo de troca de saberes, de aprendizagem a admiração gera motivação. E não se faz Educação apenas com técnicas. É preciso que haja motivação de ambas as partes. De quem educa e de quem se deixa educar. Em assim não sendo, corre-se o risco do fracasso. E o fracasso é capaz de marcar quem educa e quem se deixa educar. Logo, mais que tudo, deve haver uma relação de extrema cumplicidade entre os envolvidos. É, certamente, o modo mais fácil de ser gerar admiração, logo, motivação. Não é fácil, porém, fundamental para o processo de aprendizagem!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.