Temos
de admitir: nós, os professores e professoras das universidades públicas
brasileiras aceitamos, de braços cruzados, que nos fosse imposta uma lógica da
produção pela produção. E é esta lógica que fecha programas de Pós-graduação
com base no número de artigos produzidos pelos professores e esquece de dar
peso efetivo aos estudantes e suas conquistas após a conclusão do curso e,
ainda que o façam indiretamente, por conta dela (da conclusão). É uma lógica
falseia os resultados e centra toda a responsabilidade na capacidade de publicar
artigo dos professores e professoras. É pouco demais. Perde o significado e
desloca o centro das atenções para os professores, quando deveria estar
centrado nos estudantes. Como resultado, se tem uma competição que nos massacra
e mata lentamente. Temos de pensar nisso e rever, com urgência, este processo
de morte lenta, inclusive, da nossa autoestima.
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.