terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A competição que nos massacra e escraviza

Temos de admitir: nós, os professores e professoras das universidades públicas brasileiras aceitamos, de braços cruzados, que nos fosse imposta uma lógica da produção pela produção. E é esta lógica que fecha programas de Pós-graduação com base no número de artigos produzidos pelos professores e esquece de dar peso efetivo aos estudantes e suas conquistas após a conclusão do curso e, ainda que o façam indiretamente, por conta dela (da conclusão). É uma lógica falseia os resultados e centra toda a responsabilidade na capacidade de publicar artigo dos professores e professoras. É pouco demais. Perde o significado e desloca o centro das atenções para os professores, quando deveria estar centrado nos estudantes. Como resultado, se tem uma competição que nos massacra e mata lentamente. Temos de pensar nisso e rever, com urgência, este processo de morte lenta, inclusive, da nossa autoestima.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.