quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

A formação e o ser humano

Hoje, no Blog do Gilson Monteiro, postei “Preocupação zero com as pessoas” e fiquei a refletir sobre o quanto precisamos investir, em todas as áreas do conhecimento, em cada uma das coisas que fazemos como profissionais. Imaginem o que será da sociedade se jornalistas não pensarem nas pessoas, nos seres humanos? E os médicos, se nos tratarem apenas como máquinas e seus consultórios não passarem de oficinas de reposição? No texto postado comento o quanto os arquitetos e engenheiros que trabalharam na “reforma milionária” do Aeroporto deixaram completamente de lado a preocupação com as pessoas. São detalhes que chamam a atenção, como uma escada rolante, por exemplo. Há uma descendo, mas, as pessoas são obrigadas a subir. Talvez, haja o argumento de que “subir escadas” faz bem para a saúde. Mas, é desumano subir escadas com bagagens. É muito mais fácil descê-las. Ainda que os arquitetos que projetaram a obra estejam certos, creio, é fundamental que centremos nossa preocupação nas pessoas ao formar pessoas. O mundo, certamente, será muito melhor de se viver.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.