segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Gonzaga Blantez: um curió de muitos tons

Para quem acha que Gonzaga Blantez é só carimbo, certamente, não conhece a sua obra completa. Ele transita por todos os sons, tons e ritmos. É “um compositor de mão cheia” e, mesmo antes de tê-lo como parceiro, passei a considera-lo o segundo melhor compositor vivo da música brasileira. Eis que morre Vander Lee e Blantez, na minha classificação, assume o posto de “maior compositor vivo” da MPB. Só falta ser assim reconhecido pelo público e pela mídia. Mas, o “Curió de bico doce” de Gonzaga Blantez ganhou o País. Em todas os lugares do Brasil que passei, de setembro a dezembro, basta você cantarolar uma estrofe do “Curió de Gonzaga” que as pessoas completam. As portas estão abertas. Mas, cada um que acredita em Blantez tem de apresenta-lo continuamente ao público. Por isso, apresento aos leitores e leitoras uma obra-prima: “Na eternidade”, parceria de Gonzaga Blantez com Ivânia Catarina, irmã de Vander Lee. Vai, Gozaga, fazer sucesso “Por toda a vida”.

Na eternidade (Ivânia Catarina e Gonzaga Blantez)

Há uma tristeza nos meus olhos
Que vai se dissipando lentamente
Nas águas invisíveis da ternura
Lágrimas do amor eternamente.
Calço os pés de um tigre sob a tarde
Cruzo o asfalto à noite, à madrugada
Vou sem rumo, cego de destino
A duras penas, na minha jornada.

Levo-me sem nada e nada é tudo
O que tenho de sobra e não me falta
Toda esta esperança que carrego
Na árdua trajetória que me saúda.
É o que me faz e me transforma
Neste ser de amor e de bondade
Tudo o que aprendi por toda a vida
Ficará em mim, na eternidade. (BIS)

É o que me faz e me transforma
Neste ser de amor e de bondade
Tudo o que aprendi por toda a vida
Ficará em mim, na eternidade.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.