sábado, 2 de dezembro de 2017

À genialidade de Chico da Silva no Dia do Samba

Hoje é considerado o Dia do Samba. Reza a lenda que é uma homenagem à primeira visita a Salvador do compositor Ary Barroso, autor de “Na baixa do sapateiro”, uma espécie de Ode à Bahia. O dia foi instituído justamente em 1963, ano em que nasci. Portanto, são 54 anos de comemorações. Especificamente hoje, lembrei-me do ano de 1975, quando Alcione lançou “A voz do samba”. O sucesso inicial foi a faixa 7 do CD: “Não deixe o samba morrer”, de Edson Conceição e Aloísio Silva. Que estourou, no entanto, nos quatro cantos do País foi “O surdo”, de Paulinho Rezende e Totonho. Dois anos depois, em 1977, o genial Chico da Silva, em parceria com Venâncio, fizeram “Pandeiro é meu nome” como resposta a “O surdo”. A música fez o amazonense Chico da Silva se tornar um dos maiores nomes do samba no Brasil. Minha homenagem a Chico da Silva, no Dia do Samba:
Pandeiro é meu nome (Chico da Silva/Venâncio)
Falaram que meu companheiro
Meu amigo surdo, parece absurdo
Apanha por tudo
Ninguém canta samba
Sem ele apanhar.
Não ouviram que seu companheiro
Amigo pandeiro
Também tira coco do mesmo coqueiro
Apanha sorrindo pra povo cantar.
Pandeiro
Não é absurdo mas é o meu nome
Não me chamo surdo mas aguento fome
Pandeiro não come mas pode apanhar.
Ao povo que vibra na força do som brasileiro
Não é só o surdo nem só o pandeiro
Tem uma família tocando legal.
Você cantando, tocando e batendo na gente
Passando por tudo tão indiferente
Não conhece a dor do instrumental.
Batuqueiro ê, batuqueiro
Cantando samba pode bater no pandeiro
Batuqueiro ê, batuqueiro
Cantando samba pode bater no pandeiro


-->
Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.