domingo, 24 de dezembro de 2017

O que aprender com o Natal

É senso comum que o Natal é época de “troca de presentes”, de confraternização. Isso para quem acredita no “espírito cristão” do Natal. A nós, os professores e professoras, talvez a época sirva para refletirmos sobre a nossa prática diária nos ambientes de aprendizagem e troca de conhecimentos. Porque mandar cartões e trocar presentes sem que a prática do respeito ao outro e às ideias contrárias as nossas seja efetiva, não cumpriremos o nosso papel de educadores. Talvez haja o que aprender com o Natal, desde que nosso investimento intelectual não seja apenas na “festa” nem nos “festejos”, mas, em criarmos oportunidades para a troca de saberes. Só assim, passaremos a entender a educação como um ato de amor profundo capaz de mudar a vida das pessoas.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.