terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A demonização do erro na vida

Chegamos ao Século XXI e ainda mantemos uma visão, nas escolas, tão antiga quanto a própria humanidade: a demonização do erro. Todos repetimos trechos bíblicos que resumem o fato de que “errar é humano”. Mas, parece que isso só serve para “Jesus ver”. Na prática, todo erro, na família, é profundamente castigado. O famoso “princípio cristão”, também não serve muito na escola. Assim como não serve na vida social. Nossa condição de humano, todos sabemos, é errar. Na incansável disputa capitalista pela “colocação no mercado”, não se pode errar. E como a escola tem um erro congênito de formar para o mercado e não para a vida, reflete, exatamente, este pensamento reducionista de que o acerto é só o que existe de possível. Nas escolas como na sociedade, o erro é demonizado. Quando, deveria ser idolatrado. Porque é o erro que abre janelas e portas para o pouco que acertamos na vida.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.