quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

A prova e a falta de provas

Quer um instrumento para identificar professores, digamos, mais tradicionais, melhor que as provas? Dificilmente se encontrará. Converse com um colega professor ou professora sobre o processo de avaliação que não tenha este instrumento tradicional de avaliação e eles vão te perguntar: “mas, como avaliar sem as provas?”. Aos olhos dos mais tradicionais, sem ter provas, ninguém pode ser avaliado. Avaliação, no entanto, é processo. Logo, se faz necessário observar a evolução do estudante ao longo do tempo, acompanhar o modo como se comporta. Avaliar não é somar um monte de notas atribuídas aos estudantes pelos professores. Muito menos, realizar exercícios escolares aos montes. Fazer provas não é o único modo de avaliação. Mas, avaliação sem provas a mim me parece condenável em quaisquer dos âmbitos da vida.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.