domingo, 21 de janeiro de 2018

Somos educados para a vingança

Somos a sociedade da Lei do Talião, algo que pode ser resumido na reciprocidade da pena. Popularmente, é o “olho por olho, dente por dente”, “quem com ferro fere, com ferro será ferido” e coisas do gênero. O perdão, base da homilia judaico-cristã do catolicismo parece ser mera figuração, discurso vazio. De forma mais geral, o que se tem é uma sociedade que sente prazer na dor, na vingança, na violência. Talvez, no dia-a-dia, todos nós, homens e mulheres, façamos disso a nossa prática, às vezes, sem perceber. Se queremos uma sociedade melhor, temos de ser pessoas melhores. E isso começa desde cedo, com o processo de aquisição de conhecimentos das crianças. Cabe a nós, pais e mães, tornarmos nosso mundo melhor.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.