sábado, 13 de janeiro de 2018

Transparência sem constrangimentos

Sou de um tempo que, nas escolas, as notas dos estudantes eram “pregadas” nas portas das salas de aulas ou na diretoria. E criavam um clima de disputa que eu sempre considerei, desde a época de estudante, nada saudável. Uma sequência de péssimas notas pode criar a imagem pública de que a pessoa é um fracassado. Durante anos vivemos exatamente isso: a escola do fracasso. Uma escola que formava poucos, quase iluminados, e deixava muitos pelo meio do caminho. A simples divulgação de uma nota não é tão simples quanto parece. Pode ser vista como sinal de transparência, mas, ao mesmo tempo, é sinal sim de constrangimento. E constrangimento, em educação, não educa. Transparência deve ser sempre a nossa meta, em todos os níveis. Mas, que assim seja, porém, sem provocar constrangimentos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.