sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Há um canalha em cada um de nós?

Canalha, no dicionário, é adjetivo de dois gêneros, que significa, no mais das vezes, aproveitador, mau caráter, pilantra ou “aquele (a) que sacaneia”. Quando olho para dois destes significados, “aproveitador (a)” e “aquele (a) que sacaneia” fico a me perguntar: há uma canalha em cada um de nós? A canalhice é intrínseca ao ser humano? Sinceramente, tenho poucos elementos que sirvam de base para uma resposta definitiva. Mas, convoco meus leitores e leitoras a começaram a observar ao redor, o comportamento das pessoas próximas, dos familiares, dos colegas de trabalho...Especificamente aquelas pessoas que adoram julgar os outros, que emitem sentenças condenatórias sem pena e sem dó. Observem, leitores e leitoras, se não se trata, por exemplo, de um comportamento canalha. Porque muitos sacaneiam, porém, comportam-se, em particular, da mesma forma do sacaneado. Inclusive, nas “altas relações de trabalho” das universidades, por exemplo, provável templo dos comportamentos éticos e dos bons costumes, dados os discursos lidos e ouvidos. Se a prática de vida é diferente do discurso, a mim me parece uma grande canalhice. Por isso, ainda mantenho a dúvida inicial: há um canalha em cada um de nós? Observem, leitores e leitoras!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.