segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Um padrão que não me agrada

Como defensor da diversidade no modo de olhar o mundo, não me agrada nem um pouco a tese de termos uma base curricular comum ou coisas dos gênero. Todas as vezes que se tenta padronizar, em educação, se perde o que há de mais rico, principalmente em uma País como o Brasil: justamente a diversidade. É bem-verdade, também, que, do ponto de vista da administração escolar, é quase impossível gerenciar o processo de aquisição de conhecimentos, no Brasil, com respeito às diversidades de cada lugar. Agrada-me mais a ideia de educação em movimento, em constante mudança. Será muito mais difícil de administrar, no entanto, mais próxima da nossa realidade. Porque quando o processo educacional se distancia demais da realidade a tendência é que as pessoas deixem de acreditar no próprio processo. Talvez não haja certo ou errado, porém, é salutar que repensemos sempre o processo.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.