segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Educação para cuidar do lixo

A humanidade, em todos os níveis e em todos os lugares, precisa ser educada para “cuidar do lixo”. E esta é uma missão que não pode se resumir à escola. Deve ser compartilhada por todos os membros e organizações da comunidade. Educação Ambiental como disciplina é pouco porque cuidar do ambiente é cuidar da própria vida. Da sobrevivência da humanidade como espécie. Cada um dos nossos movimentos, do acordar ao dormir, deve ser marcado pela preocupação com o outro em plenitude. E isso só acontece quando desenvolvimentos uma visão de mundo ecológica e ecossistêmica. Sem isso, não teremos consciência de que um mero copo plástico jogado no chão, lá em Sena Madureira, no Acre, cidade onde nasci, afeta o planeta inteiro. Não é fácil, mas, trata-se de um desafio permanente de cada um de nós. Que passa pela escola, mas, nela não se concentra unicamente.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.