terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

A lenda do carregador de pastas


Quando cursei o Mestrado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), rezava a lenda que no Mestrado, o melhor caminho que o estudante poderia percorrer era “carregar as pastas” do “vosso orientador”. É mais uma destas lendas acadêmicas. No entanto, há estudantes de sobra dispostos a não deixar que a lenda morra. “Carregar as pastas” do orientador pode não ser real ao pé-da-letra. Mas, na prática, significa “fechar” com o orientador, ou seja, está disposto a fazer tudo o que ele “solicitar”. O carregador (ou a carregadora) de pastas talvez nunca tenha existido. Ou, quem sabe, nunca tenha morrido. Trata-se, no entanto, daquele tipo de figura que se move felinamente nos corredores e gabinetes. Observe ao lado: veja se não detecta uma figura destas. É importante para a vossa sobrevivência nos programas de Pós-graduação das universidades brasileiras.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.