segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Picaretagem praticada nas sombras


Hoje, por uma caso, encontrei um ex-estudante de um dos programas de Pós-graduação mais “famosos” no Estado. Ele me revelou que ministrou aulas pelo professor quando do “estágio docência” e que foi reprovado por ter se recusado a “corrigir” os artigos e trabalhos “do professor”. Evidentemente, não se tratou de uma denúncia formal, pois deveria ter sido feita quando eu ocupava a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (PROPESP-UFAM). Sem nenhuma dúvida, teria tomado providências para que este tipo de prática fosse definitivamente eliminada porque não tem outro nome: estudante ministrar aulas pelo professor no estágio docência é uma picaretagem que, se ocorrer, só pode ser nas sombras. Isso mesmo, às escondidas. E com a conivência dos estudantes (por medo, certamente). O estágio docência só pode ocorrer com a presença do professor em sala de aula, supervisionando a atividade praticada pelo estudante. Jamais, em hipótese nenhuma, o estudante deve substitui o professor ou professora. Se isso estiver ocorrendo com você, denuncie, qualquer que seja o professor. É o único modo de se por fim a este tipo de prática baseada na autoridade e no medo.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.