quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Os tradicionais planos de ensino


Uma das marcas da dita educação moderna é a inovação. Falo dita educação moderna porque parece ser moderna, mas, no fundo, de moderna tem pouco. Principalmente, no início de tudo, na essência. E o que considero essência? O planejamento. Por mais que se tenha discursos inovadores e novos nomes sejam dados, ainda não se venceu nem a velha dúvida entre Plano de Curso, Plano de Ensino e Plano de Aula. Em geral, as universidades, por exemplo, juntam tudo em um monstro só. E dão o nome de Plano de Ensino ou Plano de Curso. Neste ponto, faço minhas provocações: ora, se não conseguimos inovar nem nos nomes e muito menos diferençar um do outro, como poderemos inovar nas práticas? Talvez, sejamos todos e todas, altamente tradicionais. No máximo, tradicionais reacionários e tradicionais moderados. Razão pela qual não conseguimos transformar a sala-de-aula em um espaço sedutor e atrativo para os estudantes.

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