domingo, 25 de fevereiro de 2018

O sonho de uma escola diferente


Meu sonho de uma escola diferente não é aquele que a escola não tenha partido. Ao contrário, embora não tolere seguidores do Bolsalixo, considero que, em tese, a escola deveria ser o espaço da diversidade. Principalmente, em se tratando de uma escola de nível superior. Porque se a escola foi o espaço da intolerância, estaremos em um nível bem-inferior de humanidade. A escola proposta por este possível candidato Bolsalixo é aquela na qual todos possuem uma arma e quem puxar o gatilho primeiro sobrevive. Era assim no velho oeste americano dos saloons, xerifes e pistoleiros. Naquela época, inclusive, o prêmio para os maiores bandoleiros era virar xerife em uma cidadezinha qualquer e “paziguá-la”. Hoje, os tempos são outros. E a escola tem de ser o locus de novas práticas civilizadoras. Convivo abertamente com pessoas que defendem as ideias do Bolsalixo. Desde que me respeitem, muito embora, as ideias deles não respeitem os demais seres humanos que pensam diferente deles. Em tese, porém, a escola dos sonhos, a escola diferente, tem de ser o espaço da convivência pacífica e respeitosa entre os diferentes.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.