sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Críticas destroem sim!


É uma grande balela esta história de que todos nós, homens e mulheres, meninos e meninas, professores e professoras, enfim, nós, os seres humanos, temos de “aprender a lidar com as críticas”. Uma ova! É bem-verdade que a sociedade exige de nós uma postura de samaritanos e samaritanas, quando tratamos das ditas “críticas construtivas”. O que considero uma grande balela é, justamente, esta história de “crítica construtiva”. Toda crítica destrói, destroça, estraçalha. E nós, em geral, não criticamos. Nós massacramos, destruímos as pessoas por dentro. Por receio dos processos por assédio, atualmente, tomamos mais cuidados. No entanto, deixemos de ser hipócritas: críticas mais destroem que constroem. É preciso maturidade além do comum para “transformar um limão em limonada”, ou seja, transformar algo que te machuca e destrói em força descomunal para mudar a trajetória. No mais das vezes, críticas empurram para o buraco. Qualquer que seja a forma de crítica, inclusive o humor, precisa ter um grau de cautela muito maior de o quê imaginamos. Para o bem e a saúde  dos nossos interlocutores.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.