terça-feira, 7 de agosto de 2018

A complexidade das ações afirmativas


Por mais que se queira tentar fazer entender, não é tão simples assim estudantes entenderem a política de ações afirmativas da universidade brasileira. Menos ainda em momento de crise econômica quanto o atual. Em geral, a classe média e a classe alta brasileira se enxerga “dona da universidade”. Pensar em uma política de inclusão de pessoas por meio da universidade é quase um acinte. Entendem pouco de economia, menos ainda políticas públicos e quase anda de ações afirmativas. Essas, são utilizadas efetivamente para a inclusão de pessoas no mercado de trabalho. Logo, no máximo, são políticas, digamos, de um socialismo de mercado. Na prática, são complexos modos de incluir possíveis clientes advindos do neoliberalismo libertário. Estudar esses modos de inclusão é fundamental para que se fale menos besteira de o quê se fala no Brasil de hoje.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.