terça-feira, 14 de agosto de 2018

A moda popular na universidade


Quando decidi criar o Grupo de Pesquisa em Linguagens, Expressões Humanas, Mídia e Moda (Mimo), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fui vítima de cochichos, bochichos e piadinhas, inclusive, pondo em dúvida a minha masculinidade. Depois que li Edgar Morin e descobri que somos 100% razão e 100% emoção, passei a adotar o mantra que sou 100% homem e 100% mulher. Logo, piadinhas deste tipo, que já me afetaram bastante, hoje, só servem para eu descobrir o grau de preconceito do interlocutor ou interlocutora. Mas, leitores e leitoras hão de me perguntar: qual a razão de toda esta conversa introdutória? Registrar que hoje, minha orientada Karina Gonçalves Teixeira da Silva, defendeu a dissertação Shopping bate-palmas: a passarela popular da moda”, no PPGSCA da UFAM. Merece registro por ser a segunda orientação de uma dissertação em moda, feita por mim. Mais ainda, porque marca oficialmente a minha despedida do PPGSCA, programa no qual cheguei a ser Coordenador. Hoje meus voos são em outra universidade pública brasileira, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Tenho orgulho e sinto-me honrado por servir a UFAM e o PPGSCA. Parabéns, Karina Gonçalves, pelo esforço de pesquisa e por trazer para a academia a discussão sobre a moda popular. Que você também possa voar alto!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.