domingo, 14 de abril de 2019

Os direitistas nas universidades brasileiras


O que aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), quando o Conselho Universitário (Consuni) não confirmou o resultado da consulta à comunidade, lembra-me o que ocorreu na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no início dos anos 80, quando o professor João Bosco, diretor do então Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) foi escolhido pela comunidade, porém, não foi escolhido pelo Consuni da UFAM. É uma heresia dizer que as universidades brasileiras são “tomadas pela esquerda”. Ao contrário, é um ninho de serpentes conservadoras. Antes de Jair Bolsonaro chegar ao poder, o brasileiro verde-amarelo CBF ocupou postos de poder nas universidades brasileiras levados pela própria comunidade. Há anos digo que só há duas instituições tão reacionárias quanto o exército e a igreja: a universidade. Ela não para de me dar razão.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.