quarta-feira, 3 de abril de 2019

Viés autoritário nas universidades


Nós, os professores e professoras das universidades públicas brasileiras, temos de tomar muito cuidado no nosso dia-a-dia para não referendarmos práticas reacionárias e de ultradireita. Há procedimentos que jamais devem ser aceitos, sob pena de as ideias estapafúrdias que são pregadas no Ministério da Educação (MEC) ganharem força entre nós. Aliás, muitas delas, nasceram do meio de nós, com as nossas práticas, dia após dia. Isolar membros de colegiados, por exemplo, é uma prática cada vez mais comum nas universidades. Quem vos pratica esquece que esvaziar instâncias colegiadas é o primeiro passo para o processo de centralização total do poder, algo impensável, há pouco tempo. Em cada lugar, cada universidade deste país, devemos lutar para preservar princípios democráticos. É uma maneira de garantir a nossa sobrevivência como instituição universitária.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.