domingo, 7 de abril de 2019

Primeira mulher eleita na UFRJ


A biofísica Denise Pires de Carvalho foi escolhida pela comunidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como a primeira mulher a ser reitora da Instituição. O caminho até a Reitoria da UFRJ, no entanto, ainda não está consolidado. Como em toda universidade pública brasileira, a consulta à comunidade é algo informal. Vale o que for decidido no Conselho Universitário (CONSUNI). No caso específico da UFRJ, os dois candidatos que concorrem contra Denise Carvalho prometem retirar os nomes da lista tríplice que tem de sair do CONSUNI. Nada impede, porém, de alguém se candidatar. Ainda que tudo ocorra conforme “o trato” entre os concorrentes, nada garante que o presidente da República nomeará o primeiro nome da lista tríplice. De qualquer forma, o fato de mais uma mulher chegar à Reitoria de uma universidade pública, lugar, até bem-pouco tempo, reservado aos machos, é um avanço. Que o Governo Federal passe pela prova de fogo de nomear a reitora escolhida pela comunidade.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.