terça-feira, 23 de abril de 2019

Os TCCs nas universidades


Nos os professores e professoras das universidades brasileiras, principalmente das instituições públicas, temos uma tendência a ser em ser “mais reais que os reis”. Ao final de um curso, no mais das vezes, cobramos um “Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), quando não os preparamos para enfrentar uma Banca. Somo levados a exigir demais. Como se um TCC fosse capaz de resolver todos os problemas da frágil (e, às vezes, desqualificada) pesquisa brasileira. Se quisermos “formar” um bom pesquisador ou uma boa pesquisadora, teremos de recebe-los nos Grupos de Pesquisa. Levá-los a participar de Congressos, apresentar trabalhos, escrever papers e artigos. Se isso não ocorre, fragilizamos ainda mais a pesquisa brasileira. Pensemos nisso nos nossos processos de orientação e defesa dos TCCs.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.