quinta-feira, 23 de julho de 2020

A tragédia do abandono escolar

Há uma tragédia em curso na Educação superior brasileira, que, certamente, se agravará com o retorno às aulas de modo remoto na maioria das universidades públicas brasileiras, quiçá, em qualquer tipo de universidade. E qual é a tragédia? O abandono escolar, expressão aqui utilizada para se falar em desistência e as demais evasões, quaisquer que sejam os motivos. Em condições normais de temperatura e pressão, digamos, de cada 10 estudantes da Educação superior brasileira, em geral, só seis se formavam. Não é nenhum exagero imaginar que, em tempos de pandemia, este número será inverso, ou seja: de cada 10, muito provavelmente, no máximo, quatro irão se formar. Por mais que se diga que haverá editais de apoio aos estudantes, o abandono escolar será trágico. Vivamos e veremos!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro  Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.