Embora, nas últimas avaliações, as universidades públicas ainda apareçam bem-qualificadas, há uma tendência de queda que deve se tornar motivo de preocupação. Entende-se a necessidade de controle da inflação, mas, a medida do Governo Federal de suspender por um ano as contratações, inclusive dos aprovados em concurso público, prejudicará imensamente as universidades federais brasileiras. Passar um ano sem repor o número de professores e professoras que faleceram ou se aposentaram comprometerá indelevelmente a qualidade do processo de aprendizagem. É fundamental que os reitores e reitoras das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes), unidos, lutem, em Brasília, para que, pelo menos, quem já realizou concursos sejam autorizadas a contratar os aprovados. Caso contrário, haverá reflexos, inclusive, nos programas de Pós-graduação.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.