Gosto de usar o termo Mídias Digitais, porque ainda precisam de muito para se tornar sociais. As Mídias Digitais não se resumem apenas às populares redes sociais representadas mundialmente pelo Orku e pelo Facebook. São mais que isso. Trata-se da integração em várias mídias da circulação e troca constantes de informações ininterruptamente. Não foram simplesmente as mídias sociais que provocaram a queda de Hosni Mubarac no Egito. Foi o fato de ele bloquear a Internet. Não somos mais seres isolados, cada um em seu quintal. Somos glocais: globais e locais. Mensagens de celulares, TV Digital, as ditas mídias sociais e o que aparecer fazem parte do campo de estudo das Mídias Digitais. O Centro de Mídias Digitais (Cemidi) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é o embrião dos estudos desse novo campo do conhecimento em todos os níveis. O Curso de Graduação em Mídias Digitais, em breve, sairá do papel. O programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) já estuda o fenômeno. Temos muitos bits e bites pela frente para entender esse novo universo. Enfrentá-lo-emos.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.