Não é nenhuma novidade que pouco mais da metade dos aprovados para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tenha se matriculado na primeira chamada. Como sempre digo, a ideia é boa, mas a execução se transformou em um desastre: o Sisu hoje funciona como uma espécie de mais um jogo on-line do qual participam estudantes de todo o País. Principalmente no caso da Ufam. Trata-se de uma universidade localizada fora dos grandes centros. O custo da passagem para Manaus não cabe no bolso de todas as pessoas. Com isso, os cursos são selecionados mas as vagas não são ocupadas. O que isso provoca: uma falsa demanda. Ou seja, os estudantes que escolhem tanto a universidade, a Ufam ou qualquer outra, quando os cursos, no fundo, não conseguirão ocupar a vaga pretendida. Moral da história: as aulas começam e as turmas não são fechadas. Isso é imensamente prejudicial ao processo de aprendizagem e tem de ser repensado.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.