O Programa de Mídias Digitais da Universidade Federal do Amazonas (ProMidi/Ufam) foi um dos 14 programas aprovado pela Ufam no Edital 04 de 2011 (MEC/SESU). A Ufam apresentou 24 propostas este ano e teve 14 programas e 2 projetos aprovados. Todos os anos o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESU), lança edital específico para apoiar programas e projetos de extensão universitária cuja base sejam propostas de inclusão social e aprofundamento de políticas públicas que fortaleçam a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras. O ProMidi/Ufam tem base teórica nos Ecossistemas Comunicacionais, área de concentração do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM). Na primeira fase o objetivo é implantar a revista científica InterMais digital, o Caderno InterMais digital, a rádio Web InterMais e a TV Web Intermais. A longo prazo, “o Programa de Mídias Digitais da Universidade Federal do Amazonas (ProMidi/Ufam) é uma proposta de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora capaz de promover uma mudança cultural na Ufam e nas suas relações com a sociedade. É abrigado no Parque Tecnológico para Inclusão Social (PCTIS), a Rede de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica da Ufam. Assim, o ProMiDi/Ufam funcionará como locus para o desenvolvimento dos projetos de ensino, pesquisa e extensão gerenciados ou desenvolvidos pelo Centro do Mídias Digitais da Ufam (Cemidi), projeto com o qual o coordenador da proposta, professor doutor Gilson Vieira Monteiro, tornou-se Bolsista na categoria de Bolsa Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). O ProMidi criará condições para que sejam implantados projetos tais como “Ufam sem papel”, “Comunicação Organizacional Integrada por meio de SMS” e “Ações de extensão em mídias digitais”, por exemplo. Com o Programa, a Ufam digitalizará todos os seus procedimentos administrativos, acadêmicos e didático-pedagógicos possíveis, tendo por base a Internet. Haverá economia de recursos financeiros, bem como agilidade e transparência efetiva na interrelação com a sociedade e a comunidade interna e externa.” O montante aprovado no MEC/SESU foi de R$ 150 mil.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.