Os efeitos da queda da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista ainda não foram plenamente sentidos na Educação Superior brasileira. O número de cursos de Comunicação Social, e suas várias habilitações, que não consegue "fechar" turmas aumenta a cada dia. Não tenho dúvidas em afirmar que haverá um fechamento em massa de cursos de Jornalismo Brasil afora. E isso se refletirá no exercício da profissão nos próximo cinco ou dez anos. Pelo andar da carruagem, permanecem no mercado os cursos das grandes “grifes” e os das universidades federais. Os demais, aos poucos, irão minguar até fenecer. Isso demonstra, claramente, também, que o brasileiro faz longos discursos em torno da qualidade do ensino, no entanto, quer mesmo é o diploma e ponto final. Se cai a exigência do diploma em uma área ele pulam para outra imediatamente. Algo que precisa ser melhor discutido na academia com urgência.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.