sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Professores votam pela manutenção da greve na Ufam


Em Assembleia Geral realizada hoje, às 15h, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua-SS), professores e professores, com 100 votos a favor e dois contrários, mantiveram a greve por tempo indeterminado na Ufam. Após várias rodadas de discussões e discursos inflamados contra o acordo forjado entre o Governo Federal e a Federação-Fantasma, os professores e professoras em greve votaram três encaminhamentos a serem enviados ao Comando Nacional de Greve (CNG): não aceitar a proposta do Governo, continuar em greve e discutir o horizonte político da greve, ou seja, “até onde temos fôlego para nos manter mobilizados e paralisados”. As falas dos professores Aloysio Nogueira e Sandra Noda foram importantes para que a Assembleia votasse pela continuidade do movimento. Nogueira conclamou a que não se “aceitasse o nada do Governo” e Noda contou um pouco da sua vida na Ufam, dos 30 anos de serviços exaustivos prestados e da revolta em, com a nova proposta, será obrigada a “estacionar” em um dos níveis da carreira de professora associada: “Por essa proposta esdrúxula e absurda, sem nenhuma lógica, não atingirei jamais o topo da carreira. Trata-se de uma situação, além de tudo, injusta. Por isso não devemos nos curvar e voltar ao trabalho”. Embora a votação da Assembleia pela continuidade da greve tenha sido esmagadora, o clima foi dos mais tensos. Um dos “representantes” da Federação-Fantasma na Ufam compareceu nitidamente com o intuído de provocar os professores e professoras presentes ao auditório da Adua-SS. Fez diversas provocações com certo ar de cinismo, tentou desqualificar a proposta de carreira do Andes-SN, foi rebatido à altura e, ao final, conseguiu fazer com que professores presentes ficassem ainda mais esclarecidos de o quanto é “chapa branca” o acordo forjado pelo Governo Federal. Em seguida, encaminhamentos de atividades da greve para a próxima semana foram votados e uma reunião do CLG foi marcada para segunda-feira, dia 03 de setembro, a fim de que seja definido todo o calendário de atividades de semana.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.