Em
tese, falar sobre Educação parece tão simples e fácil que até nos deixa à
vontade para expor ideias e defendê-las com tamanha ênfase que soam verdades absolutas.
Confesso, inclusive, que, após ler o que escrevo, fico a imaginar que tudo é só
uma questão de querer, de vontade política. Mas, não o é. Tomar decisões em
Educação é muito mais complexo que a vã filosofia Moraniana possa imaginar. Por
isso, é sempre mais fácil apontar o dedo e indicar os erros que ressaltar os
acertos. Caso fosse simples educar, uma regra exitosa aplicada com um dos
nossos filhos poderia ser replicada e daria certo com os demais. Imaginem o que
é educar uma turma com 10, 20, 40 ou, acima de 50 como se quer agora, com este
olhar produtivista na Educação? Formar pessoas não é um processo similar a uma
linha de produção. Não se pode ter padrões absolutamente verdadeiros. Enquanto
nosso olhar não enxergar a complexidade do processo de educar, é pouco provável
que tenhamos mudanças efetivas.
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