terça-feira, 9 de setembro de 2014

A irresponsabilidade na Educação Superior

Impressiona a falta de visão do todo, a falta de compreensão da complexidade do professo educacional demonstrada por alguns colegas que "militam" na Educação Superior. Transferir para os ensinos Básico e Médio um problema que, um dia, será do Ensino Superior, é uma demonstração inequívoca da falta de visão do todo. É lamentável, mas, há colegas professores e professoras que defendem a não realização de atividades de nivelamento "porque o problema não é da Universidade". E quanto formamos péssimos profissionais (ou deixamos de formá-los) o problema é de quem? Trata de um ciclo que, talvez comece na Educação Básica e termine na Educação Superior. Digo talvez porque acredito piamente que se trata de um processo no qual só se pode determinar começo, meio e fim apenas para efeito administrativo. Mas, quando a cadeia começa com um estudante ruim no ensino básico, certamente se terá um estudante ruim no ensino médio. Este mesmo estudante, se nada for feito, ou vira estatística da retenção ou se forma mal. Temos, então, do ponto de vista tradicional, o final do ciclo. Eis, aí, a irresponsabilidade: entender que se trata do fim. Ao sair da universidade, formado ou a abandonando, o que se tem é o início e não o fim do ciclo. Portanto, tentar se eximir da responsabilidade por uma educação básica ruim não é a melhor postura da universidade brasileira.


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