quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O problema da escola em tempo integral

Quase todos os candidatos ao Governo do Estado do Amazonas prometem investir mais na construção de escolas em tempo integral. Há dois problemas graves nesta proposta. O primeiro é que apenas construir escolas jamais pode resolver o problema da Educação no Brasil, muito menos no Estado. O segundo é acreditar que a escola em tempo integral é a solução para a péssima qualidade da Educação no Estado. Manter uma criança o dia inteiro em uma Escola tem a capacidade de resolver, talvez, um problema social dos maiores: a falta de alimentação e acompanhamento dos jovens. No entanto, é impossível que a Escola substitua os pais. Daí que passar mais tempo dentro de uma escola não significa que a aprendizagem melhore. Portanto, construir mais prédios (escolas) e manter o estudante mais tempo dentro dela não é a chave para os grandes problemas educacionais do Estado e do País.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.