sábado, 27 de setembro de 2014

O bem-amado Sistema Nacional de Pós-graduação

Quando, em 1962, Dias Gomes escreveu a sua peça "O bem-amado", adaptada para televisão, como novela, e levada ao ar pela Rede Globo de Televisão de 24 de janeiro a 02 de outubro se 1973, jamais poderia imaginar que o "larapista maquiavelento" personagem Odorico Paraguaçu, seria tão lembrado neste último final de semana por todos os coordenadores de programas de Pós-graduação, de Norte a Sul, Leste a Oeste do Brasil. É que por uma dessas ironias do destino, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a maior das boas intenções do mundo, resolveu criar a Plataforma Sucupira, "uma nova e importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)". Como consta em um dos links de divulgação, a Plataforma Sucupira "deve disponibilizar em tempo real e com muito mais transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica. Igualmente, a Plataforma propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação." Não duvido de nenhuma das palavras escritas sobre a Plataforma. Muito provavelmente, quando funcionar efetivamente, a Sucupira será fundamental para o gerenciamento da Pós-graduação nas universidades brasileiras e promoverá maior interação e transparência nas relações com a CAPES e com a sociedade. Na versão Beta, no entanto, preenchê-la se tornou uma novela. E, aí, ninguém se lembra que o "nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje." Fica mais a lembrança da cidade de Sucupira, criada por Dias Gomes. Peço aos colegas Pró-reitores e coordenadores de curso do Brasil inteiro que, a partir do dia 30 de setembro de 2014, prazo final para o envio dos dados na Plataforma Sucupira, "pensem no futuramente, esqueçam o pratrasmente, pois, teremos uma pós-graduação mais transparente".


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.