domingo, 21 de setembro de 2014

O tempo integral como opção

Até a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) tem falado em escola de tempo integral como solução para os problemas da Educação no Brasil. Volto a dizer: passar o dia inteiro na escola apenas por passar não solucionará o problema da Educação no País. Como pai, por exemplo, jamais matricularia meus filhos em uma escola de tempo integral. Viver não é permanecer todo o dia na escola e, quando sair, ainda ter de fazer tarefa em casa. Filhos precisam de cinema, leitura, cultura, música, museus, ruas. Por outro lado, defendo que estudar o dia inteiro, para quem tem tempo e deseja fazê-lo, não deve ser proibido. Portanto, não sou contra a escola de tempo integral. Desde que seja opcional. Desde que não seja para substituir a família. Desde que não seja meramente para que os filhos tenham direito às três refeições diária. Ou seja: a escola não pode (nem deve) substituir a família, ocupar o espaço dos amigos, da cultura, das vivências. Que a escola ocupe o lugar de escola. Mas, que não seja confundida com algo de mais precioso que temos: a vida. E o direito de vê-la.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.