O
tema avaliação sempre me estimula. Sou um entusiasta, gosto de estudá-la. Mas,
ao que parece, não há clareza efetiva sobre o que é avaliação, mesmo entre as
entidades e órgãos que tratam diretamente do tema no Brasil. Digo isso porque
entendo que há visões equivocadas sobre avaliação e medição. Repito: avaliação não
é sinônimo de medição. Medição é parte da avaliação. E como tal, é componente
essencial desta. Em não sendo assim, não se tem a avaliação efetiva. E encarar
a medição como sinônimo de avaliação é empobrecer a avaliação a ponto de,
inclusive, matá-la na essência. Desta forma, ou se encara a avaliação como um
processo efetivamente de crescimento da organização ou do estudante, do caso da
avaliação da aprendizagem. Só assim, teremos a avaliação como instrumento
efetivo da aprendizagem: tanto organizacional quanto pessoal. É preciso,
portanto, encarar a avaliação como essencial para o crescimento e não apenas
como medição. Sem isso, avaliar se confunde com o ato de medir.
Visite
também o Blog Gilson Monteiro Em Toques
e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.