O
Brasil, definitivamente, precisa superar o Modelo Escada, implementado em todos
os níveis da Educação no País. Vocês, leitores e leitoras, hão de me
perguntar:"Mas o que é este tal de Modelo Escada?" Prontamente vos
respondo, meus caros leitores e leitoras. O Modelo Escada é aquele baseado na
premissa de que a aprendizagem ocorre como se o ser humano, o estudante,
subisse uma escada, degrau por degrau. Baseado, portanto, nas variáveis
desempenho e tempo. Acontece que, pela lógica deste modelo, pouco importa se o
desempenho for excepcional: ele estará condicionado ao tempo de permanência em
determinado período letivo, em determinada série. Também pode ser denominada de
"a lógica da retenção", ou seja, ficar, ser reprovado, jubilado,
abandonar o curso, limitar os crédito, tudo isso pode, mas, acelerar o curso
com base em desempenho ótimo, isso não pode, não permitimos, muito embora a Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) não faça nenhum restrição.
Ao contrário, a LDBEN até estimula a aceleração do desempenho. Nós, nossas
escolas, nosso sistema educacional brasileiro trata a aceleração como um
pecado, como um equívoco, como "querer passar todo mundo". Nosso
maior desafio na Educação, ao que parece, é vencer o modelo pré-estabelecido da
escada.
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OBS:
Post do dia 20/09/2014
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