domingo, 21 de setembro de 2014

O modelo da escada deve ser superado

O Brasil, definitivamente, precisa superar o Modelo Escada, implementado em todos os níveis da Educação no País. Vocês, leitores e leitoras, hão de me perguntar:"Mas o que é este tal de Modelo Escada?" Prontamente vos respondo, meus caros leitores e leitoras. O Modelo Escada é aquele baseado na premissa de que a aprendizagem ocorre como se o ser humano, o estudante, subisse uma escada, degrau por degrau. Baseado, portanto, nas variáveis desempenho e tempo. Acontece que, pela lógica deste modelo, pouco importa se o desempenho for excepcional: ele estará condicionado ao tempo de permanência em determinado período letivo, em determinada série. Também pode ser denominada de "a lógica da retenção", ou seja, ficar, ser reprovado, jubilado, abandonar o curso, limitar os crédito, tudo isso pode, mas, acelerar o curso com base em desempenho ótimo, isso não pode, não permitimos, muito embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) não faça nenhum restrição. Ao contrário, a LDBEN até estimula a aceleração do desempenho. Nós, nossas escolas, nosso sistema educacional brasileiro trata a aceleração como um pecado, como um equívoco, como "querer passar todo mundo". Nosso maior desafio na Educação, ao que parece, é vencer o modelo pré-estabelecido da escada.

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OBS: Post do dia 20/09/2014

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