quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Quando todos os lados estão errados

Educar não é um ato isolado. Exige comprometimento da escola, da família e da sociedade. Exige, mais ainda, comprometimento dos participantes diretos no processo: professor (ou professora) e estudante. Um episódio ocorrido em Caxias do Sul dá bem o tom do ponto em que chegamos na Educação brasileira. E, talvez, seja uma situação na qual os envolvidos estão completamente equivocados. Se não, vejamos! A mãe de uma estudante de 13 anos da cidade de Caxias do Sul, registrou queixa na polícia contra a professora. Motivo: um bilhete no qual a professora alertava os pais da estudante para a "falta de empenho" dela no desenvolvimento das atividades. Erra a professora por, digamos, se intrometer em um assunto estritamente familiar, erra a estudante por não demonstrar empenho nas atividades escolares e, erra a mãe, por recorrer diretamente à justiça sem tentar estabelecer um diálogo com a escola (professora) e com a própria filha. O episódio, porém, tem de nos levar a refletir sobre o que, afinal, queremos para a Educação no País. É impossível avançar se o assunto for tratado como tema de justiça. É de Educação, inclusive doméstica, e nesse âmbito deve continuar.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.