sábado, 28 de março de 2015

A escola como espaço dos prazeres

A maior revolução que o Brasil precisa enfrentar no campo da Educação é transformar o espaço de aprendizagem em um lugar dos saberes e dos prazeres. E não em um espaço permanente de tortura. No espaço atual, dos ensinos Básico ao Superior, passando pelo Médio, o que se tem são professores aborrecidos, mal remunerados e descomprometidos, pais descrentes e estudantes mais ainda: sem contar, também, a falta de compromisso. Não há local que resista a um triunvirato tão negativo quanto esse. É preciso mudar a concepção. O local tem de ser do saber e do prazer. Todos os envolvidos no processo de aprendizagem precisam encarar o que se convencionou chamar de aula como o espaço prazeroso da troca de saberes. Em não sendo assim, não há motivação. E, sem motivação, não há revolução, portanto, mudança. Ou nos espelhamos na Finlândia, por exemplo, que aboliu as matérias nas escolas ou teremos o fracasso como resultado independentemente das metas. Educação de qualidade se faz com ousadia e novos métodos e não apenas com números.


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